Eliana Monteiro da Silva



​Biografia


É pianista, professora de piano e pesquisadora. Mestre e Doutoranda em Música pela Escola de Comunicações e Artes da USP, publicou pela Editora Ficções o livro “Clara Schumann: compositora x mulher de compositor”, resultado de sua pesquisa de Mestrado sob a orientação do Prof. Dr. Amilcar Zani. Sua atual pesquisa de Doutorado é financiada pela FAPESP e enfoca a serie de CDs Compositores Latino-americanos de Beatriz Balzi.

Eliana iniciou seus estudos de piano aos sete anos com a pianista e professora Walkyria Passos Claro, seguindo com os professores Roberto Sabbag, Beatriz Balzi, Gilberto Tinetti e Heloisa Fortes Zani. Tirou o Primeiro Lugar no Concurso do Centro de Pesquisas Físicas, Biológicas e Musicais e Segundo Lugar em Concurso promovido pela UNESP.
Já apresentou recitais no Teatro Popular do Sesi, no Centro Cultural São Paulo (onde também acompanhou o coral do CCSP sob regência do Maestro Marcos Câmara de Castro), Sesc Vila Mariana, Centro Brasileiro Britânico, Associação Paulista de Medicina, Club Athlético Paulistano, MuBE, Casa de Cultura da Penha, Auditório Baccarelli, Auditório da Cultura Inglesa, Casa da Música de Diadema, entre outros. Além do duo com a cantora Clarissa Cabral, mantém um duo de piano a 4 mãos com o pianista Eduardo Nakaguma, sendo ambos membros da Sociedade Internacional de Duos Pianísticos.
Atuou como professora de piano e Educação Musical na Escala Atividades Musicais, Conservatório Carlos Gomes, Centro Educacional Brandão, Núcleo Educacional do Bosque do Morumbi e Colégio Dante Alighieri. Atuou também como monitora na graduação da ECA-USP, nas disciplinas Piano Complementar, Práticas Instrumentais e Harmonia.
Foi entrevistada tres vezes por ocasião de seus concertos: duas no programa de Televisão “Em Cartaz”, de Atílio Bari, e uma pela Rádio Bandeirantes. Apresentou trabalhos sobre sua pesquisa de Doutorado no Congresso de Musicologia em Lisboa (Portugal) em 2012, e na Arizona University (EUA), em 2013. 




Vídeos